11 4314-5100
11 4314-5101

Serviços

img-saude-ocupacional.jpg
Gestão de indicadores - GHSVeja também: GESTÃO DE INDICADORES - GHS!
Medicina Ocupacional é uma área da saúde que foca na prevenção de doenças e lesões provenientes do trabalho. De acordo com dados do Ministério da Previdência (Brasil), são registrados cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho em média por ano.Assim, a OMS (Organização Mundial de Saúde) adverte sobre as necessidades de atuar dentro das normas que interferem principalmente na segurança dos funcionários quando estão no exercício de suas funções.

Veja abaixo as vantagens que um Programa de Medicina Ocupacional proporciona:
 Diminuição do absenteísmo;
 Redução de afastamentos - curtos e longos;
 Aumento da produtividade com qualidade;
 Redução do número de acidentes de trabalho;
 Equilíbrio do impacto financeiro causado por acidentes e afastamentos;
 Prevenção de possíveis notificações e penalidades previstas em Lei por não cumprir Normas Regulamentadoras.

Confira os serviços em Medicina Ocupacional:

PCMSO

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é o conjunto dos procedimentos que devem ser adotados pelas empresas com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde decorrentes do trabalho, e para identificar esses riscos, ele trabalha em parceria com o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
 
O PCMSO é uma obrigatoriedade legal para o empregador. Também melhora a qualidade, produtividade e condições de trabalho do colaborador e previne possíveis ações judiciais decorrentes de acidentes ou doenças do trabalho, economizando com processos jurídicos cíveis, trabalhistas ou previdenciários.

Dentro da formatação de exames fundamentais do PCMSO, estão:
 Exame médico admissional;
 Exame médico periódico;
 Exame médico de mudança de função;
 Exame demissional;
 Emissão do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.

PPRA

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) tem como objetivo estabelecer ações que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, identificando os riscos existentes em seu ambiente de trabalho. Quando falamos em riscos ambientais, estamos nos referindo aos riscos causados por agentes biológicos, físicos ou químicos que, presentes no ambiente de trabalho, podem ocasionar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.

Abaixo, alguns fatores que podem representar riscos ambientais:

Agentes Biológicos: 
 Bactérias,
 Fungos,
 Bacilos,
 Parasitas,
 Protozoários,
 Vírus, entre outros.

Agentes Físicos: 
 Ruído,
 Vibrações,
 Pressões anormais,
 Temperaturas extremas,
 Radiações etc.

Agentes Químicos: 
 Poeiras,
 Fumos,
 Névoas,
 Neblinas,
 Gases,
 Vapores nocivos, Etc. 

Além dos benefícios já mencionados, a implantação do PPRA previne futuros processos judiciais cíveis, trabalhistas e previdenciários, pois evita o surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

PPP

O PPP - Perfil Profissiográfico Previdênciário é um documento laboral pessoal com propósitos previdenciários, para informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos, existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, para orientar o programa de reabilitação profissional, requerimento de benefícios acidentários e de aposentadoria especial.

A empresa deve mantê-lo atualizado:
  Anualmente;
  Sempre que houver mudança no ambiente de trabalho;
  Sempre que houver mudança de função. 

LTCAT

O LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho), junto com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), tem como objetivo regulamentar as atividades e as operações consideradas perigosas, estipulando recomendações prevencionistas.
 
Reúne informações para elaboração dos formulários de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), através do levantamento das atividades dos colaboradores e estabelecendo determinações técnicas dos agentes de risco físicos ( ruído, frio, calor e radiações), químicos ou biológicos, de acordo com a portaria n°3.214/78.

Perícias Médicas

Através de uma Equipe altamente experiente, o Grupo GHS realiza perícias médicas em diversos segmentos para apoiar e dar assistência à Empresa. 

Veja os serviços oferecidos:
  Assistência Técnica em Perícias Trabalhistas;
  Assistência Técnica em Perícias Previdenciárias, em processos em face do INSS;
  Apuração de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR);
  Apuração de Sequela de Acidente do Trabalho;
  Apuração de Insalubridade e/ou Periculosidade;
  Contestação Judicial do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário).

Laudo de Insalubridade e Periculosidade

Estes Laudos definem quais agentes nocivos estão presentes no ambiente de trabalho, a sua concentração ou intensidade, indicando quais funcionários terão direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade.

Laudo Ergonômico

Análise Ergonômica do Trabalho (AET): verificação de todas as funções existentes nos setores da empresa para qualificação das condições de trabalho de acordo com a portaria 3751 de 23/11/90 do Ministério do Trabalho, referente à Norma Regulamentadora 17. Com base nos dados levantados é elaborado um Laudo Técnico Ergonômico com nível de criticidade, recomendações e sugestões detalhadas.
 
>> NR 17
Norma Regulamentadora que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características pscicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança, desempenho eficiente e saúde preventiva.
 
Principais Exames
Audiometria Ocupacional;
Espirometria;
Eletroencefalograma;
Eletrocardiograma;
Raio X Torax;
Acuidade Visual;
Exames laboratoriais;
Exames Toxicológicos;
Exame Clínico.

Campanhas de Saúde (P.A. + Glicemia/Colesterol + Avaliação Física)

Na campanha de saúde faz-se um circuito de atendimento com as seguintes atividades
Aferição de Pressão Arterial;
Medição de Glicemia/Colesterol/Triglicerides;
Medição de Circunferência Abdominal;
Medição de Peso e Altura (IMC);
Dobras cutâneas;
Teste de flexibilidade.

Com esses dados envia-se um relatório completo sobre níveis de obesidade e riscos de desenvolver problemas cardiovasculares, além de se obter todos os dados em forma de números, % e gráficos.

Programa de Redução de Custos - PRD

Em Parceria com a A PRD Gestão Estratégica em RH. - Foco em redução dos gastos com planos médicos. 

Atuamos em parceria com a área jurídica e empresa especializada em medicina do trabalho agregando valores na hora de diagnosticar e implementar as ações que trarão resultados finaneiros.Sabemos que atualmente o segundo maior custo das empresas está relacionado aos planos de saúde, se nada for feito nos próximos 20 anos esses valores irão comprometer cerca de 26% em relação a folha de pagamento. 

Mais de 70% das empresas estão preocupadas em reduzir esses custos, porém faltam competências para atuar estratégicamente nos principais pilares que impactam diretamente os custos e nas próximas negociações com as operadoras. 

Nós da PRD Gestão Estratégica em RH, estamos oferecendo o “Programa de Gestão da Saúde” com foco na redução de custos, tendo a nossa remuneração baseada nos resultados atingidos.

Saiba mais em: http://19zeroum.com.br/prd/

Informações e Contato

11 4314-5100 | 11 4314-5101
contato@ghsmed.com.br
Rua Dr. Luiz Migliano, 1986 - Cj.1517 - Morumbi - São Paulo / SP [ver mapa]